Vista da fábrica da DFV na Av. Indianópolis.
A DFV começou a fabricar carburadores em 1956, sob licença da Zenith Carburetor Division, de um modelo básico (série 288), com inúmeras variantes. Fabricou também carburadores com corpo de ferro fundido para tratores, ônibus e caminhões, além de filtros de gasolina, ferramentas e jogo de reparo para seus carburadores.
Carburador DFV.
Um dos primeiros carburadores feitos pela DFV destinou-se a equipar o motor 6 cilindros dos veículos da linha Willys. Posteriormente, estendeu sua linha para a fabricação de carburadores para outros motores nacionais, como Chevrolet e International. Chegou a fornecer carburadores para mais de 350 modelos de automóeis de passageiros e carga fabricados a partir de 1934!
Anúncio de setembro de 1963.
Foi fornecedora oficial da General Motors (modelo 228 para Opala e Chevette), Willys (modelo 228 para Jeep e Rural), Ford (modelo 228 para Corcel, Belina, F-75 e modelo 444 para Galaxie, Landau e Maverick), Chrysler (modelo 446 para os Dodge V-8) e - daí a razão deste post - para a Volkswagen do Brasil (Fusca).
Anúncio de setembro de 1963.
Setor de usinagem da DFV no início dos anos 70.
O primeiro carburador feito pela DFV para equipar o Fusca foi o modelo 333, de sua própria concepção, desenvolvido no início dos anos 60 para os motores 1200 da VW.
Detalhe do nome do fabricante na base do carburador.
Chapinha ou lingueta de identificação do carburador com o número 333.002
Logomarca da empresa insculpida na cuba do carburador, seguida da expressão "Indústria Brasileira"
Outro modelo de carburador DFV para o motor 1200.
Detalhe da etiqueta identificando a aplicação do carburador: VW 1200 Sedan e KG (Karmann-Guia).
Vista explodida do carburador DFV utilizado até outubro de 1974 pela VW do Brasil no Fusca 1300.
Vista explodida do carburador DFV utilizado a partir de novembro de 1974 pela VW do Brasil no Fusca 1300 e, posteriormente, no 1300-L.
Carburador DFV para Fusca.
Jogo de reparo para carburador DFV 222.
Em 1979, uma das principais indústrias de carburadores do mundo, a WEBER, chegou ao Brasil por meio da WECARBRÁS, comprando a Divisão de Carburadores da DFV. Na época, a WECARBRÁS continuou fabricando os modelos de carburadores desenvolvidos pela DFV. Com a instalação de nova unidade industrial, a WEBER começou a produzir carburadores próprios, projetados para as condições brasileiras, incluindo um departamento de assistência técnica e rede de postos autorizados. A partir de então, a DFV passou a se dedicar exclusivamente à indústria óptica.
A empresa tinha por slogan: "DFV. Óptica e Mecânica de Alta Precisão". Conforme se denota pelo anúncio acima, em razão do trecho bíblico citado ("Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade"), os proprietários da DFV tinham formação religiosa.
Em 2010, a fábrica na Av. Indianópolis foi desativada e a empresa transferiu suas atividades para o município de Valença (RJ), onde funciona até os dias atuais.
Sobre o estado de abandono que se encontra o belíssimo prédio da DFV na Av. Indianópolis
O carburador em foto colorida foi o que eu acabei de comprar e chegou hoje kkkkk tem uma força incrível
ResponderExcluir